O mês de junho é muito aguardado por solteiros e, também, casados, por conta do Dia dos Namorados, data que geralmente marca a comemoração de duas pessoas que vivenciam um relacionamento feliz e saudável. No entanto, pesquisas como o relatório “Visível e Invisível: A vitimização de mulheres no Brasil”, lançado em 2021 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que os principais autores de violências contra mulheres são seus companheiros -25,4% e ex-companheiros -18,1%.
E mais, eles também estão relacionados a 84% dos relatos de mulheres sobre stalking -perseguição praticada em meios digitais, de acordo com outro levantamento, o “Além Do Cyberbullying: A Violência Real Do Mundo Virtual”, divulgado no mesmo ano pelo Instituto Avon, o braço social da Avon.
Diante destes contextos contrários, e das incidências cada vez maiores de episódios que impactam a coletividade, o Instituto Avon evidencia a importância da conscientização, principalmente da população masculina sobre o assunto, visando a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa para as mulheres.
Desde março de 2020, o Instituto Avon conta com a assistente virtual Ângela como resposta à violência de gênero intensificada durante o isolamento social causado pela Covid-19. O bot acolhe e apoia as mulheres em situação de violência e utiliza um questionário inspirado em protocolos internacionais para avaliar o grau de risco ao qual elas possam estar expostas.
Para entrar em contato com a assistente virtual envie uma mensagem pelo aplicativo de WhatsApp para o número (11) 94494-2415.