Bar flutuante -Tibau do Sul

Os turistas que visitam o município de Tibau do Sul onde fica a famosa Praia da Pipa, têm um motivo a mais para desfrutar e apreciar as belezas naturais da paradisíaca Lagoa de Guaraíras. O lugar ganhou uma balsa fixa, que funciona como um bar flutuante especializado em pratos à base de ostra natural, com todo o cuidado para a preservação ambiental do manancial.

A iniciativa foi idealizada pela Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte e Fundação Banco do Brasil como forma de aumentar o volume das vendas dos pequenos produtores do molusco, cuja produção até pouco tempo era comercializada à beira mar e nos bares e restaurantes da região, incluindo as praias do Madeiro, da Pipa, além das orlas de demais praias do litoral sul do estado.

Atualmente 17 produtores integram a Aproostra e produzem em torno de 75 toneladas de ostras por ano em 550 mesas fixas espalhadas em aproximadamente 1,5 hectares na região de Tibau do Sul. A balsa Ostra da Pipa, como é denominada pelos produtores, mede 35 metros quadrados e foi construída com recursos do Projeto Produção Sustentável de Ostras Nativas no RN com preservação dos estoques naturais, através do Convênio entre o Sebrae do Rio Grande e a Fundação Banco do Brasil.  ANS