Bons números

 1243


Famílias precisam compreender importância da doação

A Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública registrou, nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, 23 doações de órgãos e 41 transplantes no Rio Grande do Norte. Ao todo foram, 34 córneas, 5 rins e 2 fígados , 16 córneas e mais 7 múltiplos órgãos captados no primeiro bimestre do ano. Aqueles que não encontraram receptores compatíveis no RN, seguiram para os estados do Ceará, Pernambuco, Paraná e São Paulo, onde foram transplantados.

De acordo com Mary Bruno, subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, a doação é um importante ato para salvar vidas. De acordo com ela, além dos avanços tecnológicos, a participação da sociedade é fundamental para elevar o número no país, que vem apresentando crescimento, mas ainda pequeno diante do potencial que tem.
“O RN é um dos estados brasileiros com tendência a zerar a fila de córnea. A diminuição do tempo de espera trouxe mais credibilidade ao serviço prestado pela Central de Transplantes da Sesap”, disse a subcoordenadora.