A fim de registrar e punir o despejo ilegal de lixo e detritos em locais não autorizados, principalmente nas vias públicas, a Prefeitura de Nova York colocou 165 câmeras escondidas; e planeja, até o fim do verão, instalar mais 115 equipamentos. Somente neste ano, a cidade emitiu 164 avisos de despejo ilegal, dos quais um terço só foram possíveis graças a essas câmeras ocultas, de acordo com o site gothamist.com.
A iniciativa de colocação dos equipamentos visa coibir o despejo ilegal de entulho e de resíduos domésticos, que frequentemente está sendo abandonado em estradas isoladas ou em parques da periferia. As multas para os despejos incorretos começam em US$ 4 mil e incluem a detenção do veículo utilizado para transportar os resíduos até que a multa seja paga.
Há anos, a Nova York enfrenta problemas estruturais com o lixo doméstico, que invade as ruas da cidade e atrai a enorme população de ratos. Para coibir a proliferação desses animais nocivos à saúde humana, o governo recentemente limitou as horas em que esse tipo de lixo pode ser deixado na rua para ser recolhido pelos garis. Informação da Jovem Pan