Campanha do diagnóstico precoce

O tumor de sistema nervoso central é o tema da Campanha realizada neste mês de fevereiro pela Casa Durval Paiva. A cada mês, um tipo específico de câncer infantojuvenil, dentre os que mais acometem crianças e adolescentes, é tema da campanha de diagnóstico precoce da instituição.

O trabalho de conscientização do público em geral sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil tem início com a sensibilização dos colaboradores da própria instituição.  Somando ao trabalho, veículos de comunicação de todo o estado, atuam em parceria com a instituição divulgando as peças da campanha publicitária que, este mês, traz como personagem principal a história de superação do Miguel, 6 anos, em tratamento de câncer.

Tumor – O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central. Os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações. Cerca de 88% dos tumores do sistema nervoso central são localizados no cérebro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. Ainda segundo dados do INCA, 2017, o tumor do sistema nervoso central, corresponde a 13,3% do total dos tipos de câncer na criança e no adolescente no Brasil, sendo o pico de incidência entre 1 e 4 anos.

Alterações motoras e convulsões acompanhadas de cefaleia, náusea, vômito e irritabilidade, podem ser sintomas de tumores no sistema nervoso central, sendo os sinais e sintomas mais prevalentes: dores de cabeça, náuseas e vômitos em jato, convulsões, perda de funções neurológicas, dificuldade de equilíbrio, visão turva, sonolência acentuada e mudanças de comportamento.