Câncer de próstata e da hepatite C

Para incentivar as ações de prevenção à saúde do “Novembro Azul”, representantes de entidades ligadas ao assunto irão participar da live #NaoAmarele para debater como a prevenção e a testagem podem contribuir para diminuir a incidência de casos de câncer de próstata e de Hepatite C. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os temas, levando informações relevantes sobre saúde para a população.

O encontro acontece hoje,  às 20h no canal do Youtube Hepatite C Fala com Você, o encontro será moderado pela atriz Kely Nascimento e contará com a participação de Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida; Carlos Brandão, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia; e Carlos Varaldo, Fundador do Grupo Otimismo de Apoio aos Portadores de Hepatite.

Entre os assuntos que serão debatidos está a relação entre hepatite C e a incidência do câncer de próstata no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer esta doença é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos de tumores malignos no país. Além disso, é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil1 . Estudos também mostram que a infecção pela hepatite C está relacionada ao aumento de casos de tumor, inclusive o de próstata em pacientes idosos2.