Quem é dos anos 60 com certeza lembra de desenho animado “Os Jetsons” – uma família que usava carros voadores. A série americana teve início em 23 de setembro de 1962 e foi um grande sucesso no Brasil nos anos 70. A Embraer, já está tornando uma realidade tais veículos. A transnacional brasileira, por meio de sua subsidiária Eve Urban Air Mobility, fechou um acordo para a fabricação de 100 veículos voadores elétricos junto a Bristow Group, líder em soluções globais de voos verticais, até 2026.
A ideia das duas companhias é produzir veículos aéreos eVTOL menos barulhentos que o helicóptero e sem emissão de gases, prejudiciais ao meio ambiente. O veículo serviria como uma espécie de táxi aéreo, barateando as viagens. Diferentemente dos helicópteros, os carros voadores são movidos por energia elétrica e seu foco é em voos curtos, entre cidades ou pela própria cidade.
Aparentemente, a Embraer não está sozinha na corrida pelos carros voadores. À frente, na oferta de carros voadores, estão também as companhias aéreas Gol –GOLL4-4,95% e a Azul -AZUL4 que estão com acordos para oferecer os veículos aéreos a partir de 2025. Informação do Estadão