Pesquisadores deram início à produção de um censo para monitorar a cobertura de vacinação da população brasileira. O Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal será coordenado pelos epidemiologistas Carla Domingues e José Cássio de Moraes. “O inquérito vacinal é como um censo. Além de avaliar as coberturas, vai buscar informações sobre os motivos da não vacinação”, afirmou Domingues em entrevista publicada hoje pelo jornal O Globo.
O último inquérito de vacinação no Brasil foi feito em 2007, sob encomenda do Ministério da Saúde com apoio e financiamento da Organização Pan-Americana de Saúde. “O Brasil só tem estimativas e precisa urgentemente de dados reais e atualizados porque isso impacta na estratégia de cobertura. A gente não sabe de fato quantas pessoas são vacinadas no país”, disse Domingues.
A epidemiologista afirmou que a realização de um censo sobre a vacinação dos brasileiros foi reforçada. Os dados do inquérito serão coletados em janeiro e os resultados parciais devem ser publicados após 3 meses de análises. Informação Poder 360