Cluster Naval no Rio Grande do Norte

Almirante Elis Treidler Öberg e o presidente da Fiern, Amaro Sales

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo, se reuniu com o Almirante Elis Treidler Öberg, consultor do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, esta segunda-feira. O encontro trouxe avanços para a implementação do Cluster Tecnológico Naval no Rio Grande do Norte, que será liderado pela FIERN.

A visita do Almirante Öberg acontece como uma assessoria da Empresa Gerencial de Projetos Navais -Emgepron, da Marinha do Brasil, que auxilia a FIERN na criação do Cluster Naval potiguar. Também chamado de Arranjo Produtivo Local -APL, o Cluster Naval é a concentração de empresas, instituições de pesquisa, de tecnologia e de inovação ligadas à Economia do Mar, de forma a aumentar a competitividade das cadeias produtivas por meio da cooperação.

Para o presidente da FIERN, a presença do Almirante serve para apoiar a criação do Cluster Naval no Rio Grande do Norte. “Pelo conhecimento que ele traz e pelo que ele representa, irá nos ajudar bastante na implementação do Cluster potiguar”, comenta Amaro. “Ele trará a experiência da iniciativa bem-sucedida no Rio de Janeiro junto à nossa equipe e às pessoas que vão trabalhar com o Cluster, para que possamos ter uma forte atuação dessa ferramenta para o desenvolvimento da região”, acrescenta o presidente da FIERN.

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca e Aquicultura do RN Sindipesca-RN, Gabriel Calzavara, explica que “o Cluster é uma evolução das ações de pensamento marítimo que vêm se criando no RN”. “É uma estrutura centralizada de pensamento estratégico de todas as ações que existem no mar”, destaca.

Também participaram da reunião o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente regional do Serviço Social da Indústria SESI-RN, Juliano Martins; e o assessor da presidência da FIERN, Ernani Bandeira.