O adiamento de jogos das Eliminatórias por causa da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia fará com que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Qatar não tenha os 32 classificados, o que obrigará a Fifa a alterar procedimentos. Três participantes não estarão conhecidos em 1º de abril, em Doha, quando ocorrerá o evento a partir das 13h, horário de Brasília.
Os três asteriscos serão dos dois confrontos da repescagem mundial e de um encontro da repescagem europeia, com adiamento causado por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia. Esses jogos ocorrerão somente em junho, quando somente aí estarão conhecidas as 32 seleções que jogarão a Copa do Qatar entre 21 de novembro e 18 de dezembro — fora dos tradicionais meses de junho e julho para minimizar o calor do Oriente Médio.
Até agora são 15 seleções classificadas para a Copa: Qatar, Brasil, Argentina, Espanha, Inglaterra, França, Croácia, Sérvia, Suíça, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Irã e Coreia do Sul. Outras 14 serão conhecidas no fim de março e as três restantes somente em junho. Informação do portal Uol