São Gonçalo do Amarante/RN é o berço da cultura popular do Rio Grande do Norte. Buscando preservar essa memória e garantir sua perpetuação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu um roteiro cultural com os professores de artes e coordenadores das 53 escolas do município, no início deste mês A programação faz parte do projeto “Cultura no chão da Escola”, desenvolvido pela secretaria, junto às escolas municipais.
A visitação aos pontos turísticos foi regada a muita cultura: com dança, música e histórias. E é justamente essa cultura diversificada que a SME quer levar para dentro das escolas, afirmou o secretario de educação do município, Othon Militão. O início do passeio aconteceu no monumento do Galo Branco de Dona Neném, em Santo Antônio. Lá, os presentes puderam conhecer um pouco da história e importância do monumento.
No museu, que leva o nome de um dos grandes nomes da cultura de São Gonçalo, Séphora Bezerra, foi a vez dos educadores conhecerem mais sobre Dona Militana, a grande romanceira do Brasil; e também das danças, dos espetáculos e do contexto histórico de São Gonçalo. Do museu, o cortejo partiu para a Igreja Matriz de São Gonçalo. Por fim, o encerramento aconteceu no Monumento aos Mártires, onde o Padre Murilo Paiva apresentou as histórias e a importância dos Mártires de Uruaçu, padroeiros do Estado.