A indisponibilidade do WhatsApp afetou restaurantes, padarias e lanchonetes ontem. Pelo menos 175 mil estabelecimentos – a maior parte deles, em São Paulo – usam uma plataforma de delivery integrada com o WhatsApp para receber pedidos de delivery sem taxas ou comissões. Nesta segunda-feira, eles ficaram sem conseguir receber novos pedidos no sistema devido à pane nas redes que pertencem ao Facebook.
Com mais de 175 mil clientes em 2.700 cidades, a startup Goomer tem como carro-chefe um serviço chamado GoomerGo, que cria cardápios digitais para os restaurantes. Por meio desses cardápios, o cliente faz sua seleção de produtos para entrega, cadastra seu endereço, e é então direcionado para o WhatsApp do restaurante para concluir a compra. No entanto, ontem, etapa não podia ser finalizada.
Além do WhatsApp, muitos restaurantes utilizam também aplicativos de entrega de comida, mas as altas taxas cobradas pelas plataformas fazem com que a venda pelo aplicativo de mensagens seja a preferida pela maioria dos estabelecimentos. Portal G1