O túnel secreto encontrado sob as ruínas da cidade de Taposiris Magna, em 2022, e que pode levar ao túmulo de Cleópatra e Marco Antônio, continua a trazer descobertas impressionantes à arqueologia. Desta vez, estudos constataram o que está sendo chamado de “milagre geométrico” na estrutura do corredor, um feito arquitetônico com poucos paralelos na história do mundo.
O achado milenar é obra de Kathleen Martinez, pesquisadora da Universidade de Santo Domingo, e colegas arqueólogos. O túnel — feito de arenito — fica a 13 metros abaixo do solo, possuindo 2 metros de altura e se estendendo por 1.305 metros. Por conta de sua localização, ele vem sendo chamado de Túnel de Taposiris Magna.
Em novembro de 2022, os pesquisadores já notaram semelhanças do Túnel Taposiris Magna com outra estrutura — o Túnel de Eupalinos, na ilha de Samos, Grécia, construído no século VI a.C. Ele foi, na verdade, construído para servir de aqueduto, tendo 1.036 metros de comprimento e edificado de uma maneira bastante inovadora. Informação Terra