O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste lançou ontem, mais três Planos de Ações Territoriais. Inserida no Território Sertão Central Litoral Norte, Macau será contemplada com o PAT do Turismo; já o Território Sertão do Apodi, hoje, receberá os PATs da Bovinocultura de Leite e Apicultura. Os documentos contêm as iniciativas estratégicas definidas pelos comitês gestores para a estruturação das citadas cadeias produtivas.
Os planos são construídos com os parceiros a partir das atividades priorizadas de acordo com as vocações locais. O Território Litoral Sul, por exemplo, ganhou recentemente o Plano de Ações Territoriais da Cana de Açúcar, contemplando os municípios de Arez, Canguaretama, Goianinha e São José do Mipibu. Participaram da elaboração as respectivas secretarias municipais de agricultura; os quatro escritórios locais da Emater-RN; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar-RN; o Sebrae-RN; a Coopcana e a Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar.
O Prodeter busca a competitividade dos empreendimentos rurais e/ou urbanos para reduzir as desigualdades em regiões que possuem similaridades geográficas e econômicas; incorporação de hábitos produtivos inovadores aos processos; articulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do território e o financiamento aos agentes econômicos.