Hoje, 14 de abril – Dia Mundial da Doença de Chagas, o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco destaca sua atuação estratégica no enfrentamento de uma das doenças tropicais negligenciadas mais importantes da América Latina. O Lafepe é o único laboratório do Brasil que produz o benznidazol, medicamento essencial no tratamento da doença, e que integra a lista de medicamentos prioritários do Sistema Único de Saúde.
A Doença de Chagas ainda afeta mais de 1,2 milhão de brasileiros, segundo estimativas da Organização Pan-Americana da Saúde , principalmente em regiões mais vulneráveis. Causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto popularmente conhecido como “barbeiro”, a doença pode levar a complicações cardíacas e digestivas graves. O benznidazol – produzido pelo Lafepe e distribuído para todo o Brasil pelo SUS – é atualmente o principal tratamento contra a doença.
“Produzimos o benznidazol com o compromisso de atender a uma demanda de saúde pública que exige responsabilidade e excelência. Como único laboratório nacional com essa missão, o Lafepe tem um papel estratégico não apenas para Pernambuco, mas para todo o país”, afirma o presidente do Lafepe, Plínio Pimentel Filho.
“Além de garantir o abastecimento do SUS, temos orgulho de contribuir com políticas públicas voltadas à atenção integral das doenças negligenciadas, como a Doença de Chagas. Essa é uma ação que impacta diretamente a vida de pessoas que, muitas vezes, vivem em contextos de grande vulnerabilidade”, acrescenta o presidente do Lafepe, Plínio Pimentel Filho.