Dia Mundial de Combate ao Colesterol.

 

O 8 de agosto marca o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. O Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, realiza o acompanhamento de pacientes com colesterol elevado, oferecendo tratamento personalizado para o controle das dislipidemias colesterol elevado ou gorduras no sangue e a prevenção de complicações cardiovasculares.

De acordo com Carla Suely Souza de Paula, médica cardiologista do Huol, o colesterol é um tipo de gordura encontrada em todas as células do organismo. “Ele é essencial para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam na digestão dos alimentos. O corpo produz todo o colesterol de que necessita, mas ele também é obtido por meio de alimentos de origem animal”, explica.

A especialista esclarece a diferença entre os dois tipos de colesterol considerados bom e mau por meio das suas funcionalidades. “O HDL conhecido como ‘colesterol bom’, ajuda a remover o excesso de colesterol das artérias e o transporta de volta para o fígado, onde é eliminado do corpo. Níveis elevados de HDL estão associados a um menor risco de doença cardiovascular. O LDL conhecido como ‘colesterol mau’, transporta colesterol do fígado para as células. Níveis elevados de LDL podem levar ao acúmulo de placas nas paredes das artérias, causando a obstrução que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame”, ressalta  Carla Suely.