Dia Nacional do Diabetes

Hoje, é lembrado o “Dia Nacional do Diabetes”. O Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente 16,8 milhões de brasileiros, entre 20 e 79 anos, têm a doença. Projeções do último Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes, de 2021, mostram que a estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões de brasileiros. Segundo a instituição, nos últimos dez anos, houve um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos no país.

Caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, o diabetes pode elevar as taxas de glicemia, causando inflamações nos vasos sanguíneos do corpo e problemas em órgãos nobres, como o coração e os rins. A endocrinologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Luiza Esteves, esclarece que as duas principais formas de manifestação da doença são os tipos 1 e 2. “O tipo 1 se manifesta geralmente na infância ou adolescência, e, em casos raros, pode ser diagnosticado em adultos também.

Com um impacto significativo na saúde e no bem-estar das pessoas, medidas preventivas e de controle desempenham um papel essencial na redução e prevenção das complicações do diabetes. O diabetes requer cuidados contínuos e um tratamento adequado. Além das mudanças no estilo de vida, como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente, o tratamento medicamentoso desempenha um papel fundamental no controle dessa condição.