O português gosta muito de um cafezinho. É fácil encontrá-lo nas esplanadas ou nas pastelarias, as padarias portuguesas. Ele normalmente está acompanhado por uma água com gás e/ou um pastel de nata. De acordo com a Associação Industrial e Comercial do Café, de Portugal, 80% dos portugueses consomem a bebida diariamente.
O instituto de pesquisa Multidados fala, ainda, que mais de 40% dos portugueses bebem dois cafés por dia — por volta de 20% chegam a tomar de 3 a 5 cafés no mesmo período. Porém, nos últimos tempos, o cheirinho da bica, como é chamado o expresso na região de Lisboa, está bastante brasileiro.
É que, por mais que o expresso faça parte dos rituais alimentares de Portugal, o café de especialidade, de qualidade mais elevada e com grão de origem única, ainda não é tão popular no país. Aproveitando o reaquecimento do mercado após a vacinação contra covid-19, empreendedores e marcas brasileiras têm aproveitado para abrir cafeterias e promover este tipo de produto do Brasil em Lisboa. Do portal Uol