O Facebook vai desativar no dia 31 de maio um recurso que rastreia a localização das pessoas em tempo real. O encerramento dessa atividade vai impedir o compartilhamento das informações de localização para quatro funções: “Amigos Próximos”, alertas meteorológicos, histórico de localização e localização em segundo plano.
De acordo com o site norte-americano “9toMac”, a rede social já começou a enviar um aviso para alguns usuários sobre a descontinuidade dos recursos e ainda informa que limpará todos os dados coletados por meio deles no dia 1 de agosto.
A Meta, dona do Facebook, afirma que o encerramento se dá “devido ao baixo uso” da ferramenta. “As pessoas ainda podem usar os Serviços de Localização para gerenciar como suas informações de localização são coletadas e usadas”, disse a empresa, em contato com o site norte-americano “The Verge”. Dados ainda serão coletados para anúncios.
Apesar do fim do rastreio em tempo real, isso não significa que o Facebook deixará completamente de coletar dados de localização. A informação continuará sendo colhida “para outras experiências”, com intuito de exibir anúncios relevantes e check-ins de localização de acordo com sua política de dados. Informação do portal Uol