O Papa Francisco anunciou na última quarta-feira a realização do 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma, entre os dias 22 e 26 de junho de 2022. Com o tema “O Amor em família: vocação e caminho de santidade”, o evento terá um formato inédito, com iniciativas globais em cada diocese católica, em ligação digital com Roma.
“Após o adiamento de um ano, devido à pandemia, a vontade de se reunir novamente é grande”, afirmou o Papa em mensagem de vídeo transmitida no Vaticano durante a coletiva de imprensa para apresentar o evento. Francisco pediu que o encontro “seja vivo, ativo, criativo” e seja “organizado com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma”. Para ele, “esta é uma oportunidade preciosa para se dedicar com entusiasmo à pastoral familiar: esposos, famílias e párocos juntos”.
O Pontífice fez um apelo por “coragem a todos os pastores e queridas famílias”, para que todos se ajudem mutuamente a organizar os encontros nas dioceses e paróquias de todos os continentes. Segundo os organizadores do evento, “todos podem participar”, através dos meios digitais, dando o “protagonismo” às famílias cristãs. A expectativa é de que Roma acolha 2 mil delegados de Conferências Episcopais e dos movimentos internacionais ligados à pastoral da família. Informação portal Terra