A ação, que ocorreu de forma inédita na última quinta-feira, e teve como objetivo proporcionar aos futuros advogados uma compreensão prática e aprofundada das nuances do sistema penitenciário brasileiro, ao mesmo tempo em que buscou examinar como os direitos fundamentais são respeitados no cumprimento de pena do sistema prisional federativo.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas diretamente com o diretor Humberto Fontinele, que conversou sobre lei de execução penal, condições de detenção e papel do sistema prisional na garantia dos direitos do preso.
A iniciativa contou com o incentivo da vereadora de Natal, Nina Souza, realizada em consonância com as unidades curriculares de Processo Penal e Direito Penal. Um dos professores responsáveis por essa prática de extensão acadêmica, Douglas Araújo, destaca a importância de proporcionar aos futuros profissionais do Direito uma perspectiva mais ampla e contextualizada sobre o sistema carcerário.