O anúncio de doação imediata de vacinas dos Estados Unidos representa uma ajuda importante, ainda que pequena, para a imunização contra a Covid-19 no Brasil, avaliam especialistas ouvidos pela BBC News Brasil. Segundo comunicado divulgado ontem, os EUA distribuirão 25 milhões de vacinas contra a Covid-19 a dezenas de países.
Trata-se do primeiro lote de cerca de 80 milhões de imunizantes que os Estados Unidos se comprometeram a entregar a diversas regiões do mundo até o fim de junho — de AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson. Desse primeiro lote, cerca de 19 milhões de doses serão gerenciadas pela aliança Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde, criada com o preceito de difusão justa e igualitária das vacinas contra a Covid-19.
Entre as regiões para as quais serão enviadas doses via Covax estão a América Central e a América do Sul, que juntas receberão 6 milhões de vacinas. Essa fatia precisará ser distribuída para 15 países, incluindo o Brasil, que juntos têm uma população que ultrapassa 400 milhões de pessoas. A quantidade de imunizante que será distribuída a cada país ainda não foi detalhada. Informação BBC News