Liga celebra 65 anos de atividades
A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, referência em tratamento no Rio Grande do Norte e no Nordeste, completa amanhã 65 anos. Fundada em 17 de julho de 1949, passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.
A instituição hoje formada por cinco unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia, Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó e a Casa de Apoio Irmã Gabriela. Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, atingindo mais de 80% de volume de serviços destinados a pacientes do SUS, a instituição administra as dificuldades dessa vocação para conjugar excelência com filantropia. A principal delas é a financeira.
Mesmo, em meio a esses problemas, a instituição celebra a data atingindo um nível de excelência raro. Só nos últimos três anos aumentaram o número mensal de procedimentos realizados em cerca de 20%. Em 2013 foram detectados mais de cinco mil novos casos de câncer.