Auto popular de origem ibérica e inspirado nas grandes aventuras marítimas dos portugueses, o Fandango de Canguaretama agora é patrimônio cultural imaterial e histórico do RN. O reconhecimento foi através de projeto de lei de iniciativa do deputado Francisco do PT, sancionado pelo governo do Estado.
Em Canguaretama a iniciativa contribuir com o reconhecimento e apoio do grupo que é formado por cerca de 40 integrantes que interpretam uma tripulação de personagens marujos, entre oficiais e marinheiros. Além deste, os parlamentares também apresentaram outros projetos de valorização da cultura e identidade do povo potiguar que também viraram leis sancionadas este mês.
Igualmente relativo ao município de Canguaretama, tornou-se lei o projeto que reconhece como patrimônio cultural imaterial do RN a Chegança de Barra do Cunhaú. Trata-se de uma das manifestações indispensáveis às comemorações no ciclo natalino. No auto dramatizado, os integrantes usam uma barca e vestidos de fardas da marinha mercante brasileira, entoam cantigas náuticas de diversas épocas e origens. Algumas, de origem portuguesa.