A pandemia do coronavírus trouxe um imenso desafio para a saúde pública brasileira. A crise obrigou o Ministério da Saúde a se adaptar a uma realidade incerta e que muda a cada momento. Enquanto aguarda a vacina para a Covid-19 para imunizar a população e derrotar o vírus, a pasta traça os planos para o ano que vem. Entre as metas para 2021 estão o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, investimento em tecnologia e a regionalização dos hospitais, a fim de expandir o atendimento para o interior dos estados.
“Estamos numa operação de guerra contra um inimigo invisível, que está atormentando toda a população global. Com relação aos planos para 2021, já está prevista na Lei Orçamentária Anual a retomada das atividades do SUS dentro de um novo normal. É investimento em tecnologia, reforço à atenção primária, a regionalização dos hospitais e tornar o SUS mais eficiente e mais forte”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Élcio Franco Filho, durante o webinar Arena de Ideias, transmitido na ontem pela In Press Oficina.
Também participaram do debate o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Eduardo Rocha, e a diretora de Relacionamento com a Mídia da In Press Oficina e de Atendimento do Ministério da Saúde, Márcia Leite. A diretora de Relacionamento com o Poder Público da In Press Oficina, Fernanda Lambach, fez a moderação do bate-papo.