Durante o primeiro semestre de 2018, a cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, obteve índices positivos na geração de empregos. Os incentivos fiscais, os programas de qualificação profissional e as diversas ações municipais têm atraído várias empresas para a cidade, contribuindo diretamente na promoção de renda.
Mesmo em um contexto de crise econômica em escala nacional, a cidade apresentou, ainda em 2017, um saldo positivo de 720 no número de pessoas atuando com carteira assinada, contra um negativo de 1.063 em 2016. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, São Gonçalo é a cidade da Região Metropolitana com a maior taxa de geração de empregos proporcionais ao número de habitantes.
De acordo com Fernando Fernandes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. com o secretário, o programa “Qualifica São Gonçalo”, lançado em dezembro de 2017, é um exemplo de ação da gestão municipal para assegurar o crescimento pessoal e profissional dos são-gonçalenses. Fernando afirma que mais de 17 cursos de qualificação já foram ofertados e mais de 800 alunos atendidos em diversas áreas.