No Dia Mundial da Hipertensão lembrado em 17 de maio, especialistas recomendam mudanças no estilo de vida que reduzem o risco da pressão alta, como consumir menos sal e dormir bem. A hipertensão arterial pode ser controlada ou ainda prevenida com mudanças no estilo de vida.
Pessoas que praticam atividade física, controlam a quantidade de sal consumida e que dormem bem à noite têm baixo risco para a pressão alta, segundo especialistas. Compartilhar essas e outras formas de prevenção é um dos objetivos do “Dia Mundial da Hipertensão”.
O sedentarismo aumenta o risco da pressão alta. A prática de atividade física regular é uma das estratégias mais eficazes para prevenir a pressão alta. Segundo a Organização Mundial da Saúde , pessoas com mais de 18 anos devem fazer, no mínimo, 150 minutos por semana de atividade aeróbica.
A alimentação está intimamente ligada com o risco de uma pessoa desenvolver pressão alta. Para prevenir a condição, é preciso incluir na dieta. Alimentos frescos, como verduras, frutas e legumes; Grãos integrais; Peixes ricos em Ômega 3, como atum e sardinha; Sementes, como nozes e castanhas; Alimentos com baixo teor de sódio, como feijão, lentilha e ervilha. Informação Terra