Piso de mármore, ar-condicionado, recepção para retirar senhas e sofás com belíssimas estampas árabes para sentar e esperar. Poderia ser mais um hospital de luxo convencional. Mas toda essa estrutura espera por pássaros que precisam de atendimento médico. Ou melhor: esperam por falcões, o animal de estimação mais comum do Qatar.
Raio-x, coleta de sangue, laparoscopia e até sequenciamento genético. O Souq Waqif Falcon Hospital, localizado no centro antigo de Doha, capital do Qatar, é uma clínica com todo tipo de tratamento para esta que já foi considerada a ave nacional do país.
A paixão por essa ave é antiga, vem dos povos beduínos que viviam no deserto e treinavam os falcões para caça. Sendo um dos animais mais rápidos do mundo e com uma visão ocular oito vezes melhor do que a dos humanos, o falcão é um ótimo caçador. Apesar da modernização, infraestrutura e dinheiro que o país tem hoje, a tradição continua. Tanto que foi reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade. Portal Uol