Com o fim das obras do Merdeka 118, a Malásia está prestes a ter em seu território o segundo prédio mais alto do mundo, com 680 metros de altura. O gigante arquitetônico de Kuala Lumpur, que deve ficar pronto ainda neste mês, segundo seus desenvolvedores, também leva o título de maior prédio do país e de todo o Sudeste Asiático. O pódio mundial ainda é do Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, com seus 828 metros.
Merdeka, significa “independência” em malaio e o número faz referência aos 118 andares do arranha-céu. O design do edifício é inspirado no gesto de Tunku Abdul Rahman, primeiro chefe de governo da Malásia, ao proclamar a independência do país.
O edifício gigante contém espaços para escritórios, hotéis, lojas e deck de observação — que também será reconhecido como mirante mais alto do Sudeste Asiático. O complexo será cercado por mais de 16 mil metros quadrados de parques urbanos.
No ranking dos maiores prédios do mundo, a Ásia lidera. Entre os dez mais altos, o continente tem nove, de acordo com o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano. O único ocidental na lista é o One World Trade Center, em Nova York, em 7º, com 541,3 metros. O prédio mais alto do Brasil é o One Tower Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com 70 andares e 290 metros de altura. Informação do Terra