O esplendor de Miami Beach, com suas areias brancas e hotéis luxuosos, torna difícil imaginar que o local já foi um terreno pantanoso e inóspito. O que no início do século 20 era apenas uma ilha de mangue, hoje é um símbolo de luxo e libertinagem. Nos últimos dias, Miami Beach voltou às manchetes porque, na cidade de Surfside, localizada na mesma ilha, parte do prédio residencial Champlain Towers South desabou. O edifício ficava na avenida Collins, número 8777. O colapso deixou pelo menos 12 pessoas mortas e 149 desaparecidas.
Ainda não se sabe o que causou o desabamento, mas muitas questões foram levantadas sobre o terreno em que vários edifícios na área foram construídos. Especialistas concordam que é muito cedo para tirar conclusões sobre o desabamento. Mas dizem que a tragédia pode servir como um alerta sobre as vulnerabilidades de uma das áreas turísticas e residenciais mais festejadas do planeta.
Miami Beach é uma cidade de 90 mil habitantes, que faz parte do condado de Miami-Dade, no sul do Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Ela é uma ilha que tem o oceano Atlântico a leste e a baía de Biscayne a oeste, o que a separa da cidade. Miami Beach foi construída no que é conhecido como uma ilha-barreira, um pedaço de terra natural que corre paralelo à costa. Esse tipo de ilha se formou quando as ondas repetidamente depositaram sedimentos em uma área próxima à costa. Matéria completa no portal Uol