Versáteis, duráveis e fáceis de limpar, os recipientes de vidro são ideais para diversas aplicações, desde embalagens de bebidas, frascos de alimentos e cosméticos até itens de decoração. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro -Abividro, anualmente, 25% do vidro é reciclado, totalizando 400 mil toneladas de material reciclado e reduzindo em 100 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono -CO2. Além disso, 1 quilo de cacos de vidro pode ser transformado em 1 quilo de vidro novo.
Nesse cenário, a circularidade do vidro se destaca por reduzir a geração de resíduos, valorizar os recursos naturais, otimizar o uso de energia e criar novas oportunidades para diversos setores da sociedade. O professor doutor Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do Movimento Circular, destaca que o vidro é um dos materiais mais utilizados no mundo e enfatiza a importância de pensar seu uso futuro.
A vida útil do vidro é um dos principais motivos para a sua reutilização. Por ser um material inerte, não reage com alimentos ou bebidas, assegurando a pureza total dos produtos armazenados. Além disso, as embalagens de vidro são seguras tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, pois não contêm substâncias que possam interferir no sistema hormonal. Elas também ajudam a preservar os alimentos, mantendo seus nutrientes e sabor original, e reduzem a necessidade de conservantes. No campo da saúde, são as únicas que podem armazenar vacinas e leite materno.