As operadoras de telefonia podem acabar com os planos de dados que trazem o chamado Zero Rating, que é quando aplicativos específicos podem ser usados com franquia ilimitada de dados — ou, em alguns casos, até mesmo com assinaturas de serviços como brinde no pacote. De acordo com declarações de executivos das principais operadoras do país divulgadas pelo portal Minha Operadora, o formato tem trazido problemas para as empresas da área.
Afinal, o uso de dados nestes aplicativos tem aumentado bastante ao longo dos últimos anos, especialmente em serviços como o WhatsApp, Twitter, YouTube e Waze. Esse problema tende a se agravar com a popularização da conectividade 5G e dos serviços de streaming de vídeos e jogos.
Outra questão que afeta o Zero Rating e é discutida há mais tempo é a quebra da neutralidade de rede, prevista no Marco Civil da Internet. Ao privilegiar alguns aplicativos, as operadoras estariam violando este pressuposto, e privilegiando as empresas que fornecem tais serviços em detrimento das outras. Informação portal Terra.