Montserrat Caballero, prefeita da cidade mexicana de Tijuana, decidiu se mudar para um quartel militar dessa região fronteiriça com os Estados Unidos após sofrer ameaças do crime organizado, confirmaram autoridades hoje. “Ela já está sendo protegida há cerca de 15 dias porque, sim, sofreu ameaças e decidiu-se protegê-la”, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva.
A prefeita de 40 anos, que pertence ao partido governista Morena, anunciou, na última segunda, ter aceitado a recomendação do governo federal para morar em uma instalação militar após ser intimidada por criminosos. A medida “implica um sacrifício para sua servidora. Definitivamente, não é simples, tenho um filho, tenho família e o compromisso com minha cidade”, disse a prefeita em um comunicado divulgado em sua página no Facebook.
Caballero – que governa Tijuana desde 1º de outubro de 2021 – atribuiu as ameaças ao trabalho que seu governo realiza para combater os cartéis do narcotráfico e outros grupos criminosos. O município faz parte das rotas que os cartéis utilizam para traficar drogas para os Estados Unidos, frequentemente por túneis. Por isso, a cidade também vem sendo atingida pela violência ligada ao crime organizado. Informação do Uol