Neuroma de Morton

Rainha Letizia da Espanha

Doença nos pés da rainha da Espanha atinge 150 mil pessoas por ano no Brasil. As mulheres são as mais afetadas pelo Neuroma de Morton e muitas ficam impossibilitadas de usar salto alto. Letizia da Espanha é considerada uma das mulheres mais elegantes da Europa. Com 1,70m de altura, ela sempre usou saltos altos para não ficar tão mais baixa que o marido, rei Felipe VI, que tem quase 2 metros.  O hábito quase diário provocou intensas dores nos pés da rainha.

Após uma investigação médica, foi diagnosticada com Neuroma de Morton. Trata-se de uma doença que provoca o espessamento no tecido ao redor de nervos localizados no 3º e 4º metatarsos dos pés. O aparecimento de um nódulo gera maior sensibilidade, incômodo e dor. Queimação e inchaço também fazem parte dos sintomas.

Entre os tratamentos está o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, bolsa de gelo, uso de calçados baixos e mais tempo de descanso aos pés. Casos mais graves exigem cirurgia. A rainha Letizia está acostumada com o salto alto desde a época em que era apresentadora de telejornal, antes de conhecer o então príncipe Felipe. Agora terá de usar sapatos baixos e sapatilhas.Portal Terra