Os departamentos estaduais de trânsito começam hoje a emitir o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação, que incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação. A nova CNH terá lançamento em cerimônia realizada hoje na cidade de Campo Grande -MS, na oportunidade serão apresentadas as mudanças no documento – que poderá ser disponibilizado tanto no formato digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, quanto no tradicional, impresso.
O novo padrão será obrigatório aos condutores que renovarem a CNH ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação a partir de 1º junho de 2022. Ou seja: quem tiver documento válido nessa data terá de fazer a transição somente quando a validade expirar.
Dentre as novidades previstas para a carteira de motorista está o uso de uma tinta fluorescente, que brilha no escuro, na respectiva impressão. Ela também ganha itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento. Enquanto o modelo atual tem predomínio de tons de verde, o novo exibe uma combinação das cores verde e amarela. Na parte superior, uma das alterações mais perceptíveis é a inserção da assinatura logo abaixo da foto – hoje, ela fica depois da dobra.