Novo Plano Diretor de Natal

 

Engenheiro e consultor, Wilson Cardoso

Os membros da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN se reuniram ontem na sede da Federação, para conhecer os detalhes do novo Plano Diretor e os impactos para o setor turístico da capital. O engenheiro e consultor, Wilson Cardoso, apresentou ao colegiado pontos importantes, como as mudanças previstas em Ponta Negra, Via Costeira e Redinha e os trâmites que devem ocorrer após a votação do Plano Diretor.

Cardoso destacou o Sistema de Espaços Livres e Áreas Verdes, que tem o objetivo de qualificar, preservar, ampliar espaços como as ZPAs, por exemplo, utilizando esses locais para o turismo ecológico na capital; bem como as Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico, sugeridas na minuta, que irão garantir qualidade de vida, equilíbrio climático e fortalecer as atividades turísticas. Uma dessas áreas definidas pela Prefeitura é Orla Urbana de Natal, do Forte dos Reis Magos até o Morro do Careca.

Outro ponto de mudança apresentado é o uso misto dessas AEIPTs, sendo pontos comerciais e habitacionais, chamado multifamiliar. Nesse quesito, a Via Costeira não está inserida, a mudança que ocorre no local é a construção de empreendimentos de multipropriedade, diminuindo o espaço com lote mínimo de 2 mil m² e a taxa de ocupação de 60%, dando uma dinâmica na Via Costeira, permitindo a instalação de bares, restaurantes, boates e novas áreas de lazer e circulação para a população.