O Brasil foi aprovado ontem por unanimidade em sessão plenária da COP28, a Conferência do Clima na ONU- Organização das Nações Unidas, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como sede da COP30, que deverá ser realizada de 10 a 21 de novembro de 2025. A cidade escolhida pelo país foi Belém, a capital do Pará.
O Brasil havia recebido o apoio, em maio deste ano, de praticamente todos os países sul-americanos e caribenhos, sendo essa uma exigência da ONU para a escolha do país-sede dos encontros do clima.
Pela 1ª vez realizada na Amazônia, a COP Belém, em 2025, será o marco de 10 anos do Acordo de Paris, a principal convenção climática da ONU, assinada em 2015 durante a COP21, na capital francesa. O documento estabeleceu metas para a redução de emissões de gases causadores do aquecimento global.
No Acordo de Paris, em 2015, 195 países se comprometeram a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando preferencialmente limitá-lo a 1,5ºC acima dos níveis antes da revolução industrial. Poder 360