O glaucoma é uma doença oftalmológica caracterizada pela degradação do nervo óptico, associada ao aumento da pressão intraocular, que pode ocasionar a perda gradual da visão. E atinge mais de 60 milhões de pessoas no mundo inteiro e, nos Estados Unidos, é a segunda maior causa de cegueira. Só no Brasil, são cerca de 1 milhão de pessoas que sofrem com o glaucoma. A doença pode acometer crianças e jovens, mas é mais comum entre os adultos maiores de 40 anos e idosos.
Porém, muitos brasileiros não sabem o que é o glaucoma, nem que a doença é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, 40% dos entrevistados acreditam que o glaucoma tem cura e um terço deles, com idade acima de 40 anos, sequer conhecem a doença. Além disso, a pesquisa também revela que 50 milhões de brasileiros nunca se consultaram com um oftalmologista.
O que é o glaucoma?
Existem dois tipos de glaucoma: o de ângulo aberto e o de ângulo fechado. O primeiro é o mais comum e não apresenta nenhum sintoma que indique o aumento da pressão ocular. Já o segundo, que é mais raro, pode causar dor e vermelhidão na região dos olhos. O nervo óptico é formado por cerca de 1 milhão de fibras nervosas, que conectam a parte posterior do olho ao cérebro. Portanto, a sua principal função é transmitir as informações que enxergamos para o cérebro. Quando o glaucoma afeta as fibras nervosas do nervo óptico, elas morrem gradualmente, o que pode resultar