A população nordestina é a que mais tempo passa dentro de casa – e também a que mais gosta de cozinhar -, aponta o Censo QuintoAndar de Moradia, estudo inédito realizado em parceria com o Instituto Datafolha. O sonho de ter a casa própria, aliás, é a grande prioridade dos habitantes da região, atingindo nota 9.8, em uma escala de 0 a 10, uma das maiores médias do país.
Outras prioridades são: ter uma profissão 9.7, estabilidade financeira 9.5, constituir família 9.4, negócio próprio 9.3, religião e plano de saúde 9.2, carro 8.4, ter filhos 7.8 e, por fim, casar 6.8. O levantamento aponta que 73% dos nordestinos são donos de sua própria moradia – 67% quitados e 6% financiados.
Ao avaliar o tipo de imóvel mais disponibilizado, 92% da população reside em casa, o maior percentual do país, estando 84% em ruas abertas e 8% em condomínios/vilas.Já os apartamentos são morada de apenas 8% das pessoas, o menor índice entre todas as regiões.
O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.