O Tribunal Superior Eleitoral divulgou ontem a lista com 8 entidades nacionais credenciadas para fazer a observação das eleições deste ano. As missões nacionais vão acompanhar e avaliar o processo eleitoral. Conforme a Corte, o objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do pleito, ampliar a transparência e a integridade, e fortalecer a confiança pública nas eleições.
Lista das entidades nacionais credenciadas pelo TSE:
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia; Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos; Associação Juízes para a Democracia; Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; Sociedade de Ensino Superior de Vitória -Faculdade de Direito de Vitória; Transparência Eleitoral Brasil; USP – Universidade de São Paulo.
As missões de observação nacional das eleições foram regulamentadas pelo TSE em 2021, depois de uma experiência piloto com a participação da Transparência Eleitoral Brasil nas eleições municipais de 2020. O tribunal divulgou em abril um edital de chamamento público para que entidades, organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior, públicas ou privadas, pudessem se inscrever no projeto. Informação poder 360