Os benefícios do agrião

Com um sabor levemente amargo, o agrião não agrada a todos os paladares. De origem europeia, a hortaliça é da mesma família da couve, repolho e brócolis. Possui folhas pequenas, arredondadas e verde-escuras e, geralmente, é consumido em saladas. O agrião também é considerado um vegetal crucífero —os vegetais desse grupo costumam ter uma cruz característica na superfície.

É considerado um alimento pouco calórico: em 100 g há apenas 23 calorias. Contém nutrientes importantes para o organismo como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e fibras. Também é fonte das vitaminas A, E, K e C. Confira os benefícios encontrados na hortaliça.

O agrião contém luteína, zeaxantina e vitamina A, que são compostos importantes para a saúde dos olhos. Essas substâncias diminuem o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade —doenças que atrapalham a visão e podem levar à cegueira, se não forem tratadas adequadamente.

Por conter antioxidantes, o agrião protege o organismo dos danos celulares provocados pelos radicais livres, ou seja, moléculas que levam ao estresse oxidativo. Por isso, a hortaliça pode diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes e até câncer. Matéria completa no portal Uol