Patente para spray

Pesquisador potiguar busca patente para spray que pode tratar doenças respiratórias. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia , “as infecções respiratórias são a terceira causa mundial de morte em adultos, sendo a pneumonia a grande representante”.

Diante desse cenário, o pesquisador e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar, Francisco Goveia Júnior, realizou uma pesquisa com a Mikania glomerata, conhecida popularmente como guaco, e buscou na natureza uma solução para lidar com diversas infecções respiratórias.

“A planta, que apresenta efeito broncodilatador, antialérgico e antiasmático, é muito utilizada na forma de xarope e a escolha por trabalhar com elementos da natureza se deu com foco em oferecer uma solução com menos efeitos adversos, se comparado ao uso de produtos sintéticos, comuns em medicamentos tradicionais”, destaca o pesquisador.

Orientada pelo professor doutor do PPGB/UnP, Eduardo Azevedo, a pesquisa de Francisco resultou no depósito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial e recebeu o número BR 10 2023 008428 1, encontrando-se em análise, o que aumenta a expectativa pela outorga.