Realizada entre 8 e 10 de dezembro, a 32ª edição do Carnatal – o maior Carnaval fora de época do país – injetou aproximadamente R$ 74,2 milhões na economia da capital. De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio RN , a maior parte deste valor, R$ 49,5 milhões, foram deixados por turistas, que viajaram principalmente de outros estados do Nordeste para participar a festa.
Os dados coletados pelo segundo ano pelo IFC foram apresentados ontem pela diretoria da Fecomércio aos diretores do Carnatal e da Clap Entretenimento, Fred Queiroz e Felinto Filho, e à imprensa. Para mapear o perfil das pessoas que participaram do Carnatal 2023, o IFC entrevistou um total de 703 participantes entre os dias 08 e 10 de dezembro. O levantamento possui margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
“Os números mostram que o Carnatal é uma festa que se consolida cada vez mais e trazem oportunidades de melhoria para a micareta que é uma das poucas que ainda acontece no Brasil, mas mantém sua força”, avalia o diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barrêto.
O estudo da Fecomércio RN também mostrou que a maior parte dos participantes reside no Rio Grande do Norte 53,2%, mas o evento também atraiu muitos turistas de outros estados – como Pernambuco 9,1%, Paraíba 5,3%, Ceará 5,1% e São Paulo 3%.