O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto -SP anunciou em coletiva na última sexta-feira que deu início a uma pesquisa inédita no Brasil sobre câncer. O grupo de mais de 50 pesquisadores visa identificar quais são os fatores genéticos relacionados ao maior risco de desenvolver a doença. O objetivo é recrutar cerca de 15 mil voluntários na região. Eles terão amostras de sangue analisadas para entender como a genética interfere no surgimento do câncer.
A expectativa é que com o resultado, estratégias de prevenção individualizadas sejam elaboradas em pessoas com maior risco. Ao mesmo tempo, sejam evitados exames desnecessários em pessoas com pouca chance de desenvolver câncer, economizando recursos públicos e privados da saúde e mudando o foco para talvez outras doenças que o paciente tenha mais risco.
De acordo com o chefe de oncologia do HC e pesquisador do estudo, Leandro Colli, em dados estimados de estudos similares na Inglaterra, o rastreamento da probabilidade do desenvolvimento reduz em 3% a mortalidade por câncer. Também há uma redução em 10% do custo da prevenção. Informação do G1