Nos Estados Unidos, o primeiro veículo robótico do mundo desenvolvido para combater incêndios foi lançado ontem durante uma situação de emergência em Los Angeles. O automóvel, batizado de Thermite RS3, removeu detritos, e ajudou os bombeiros a combaterem as chamas que invadiram uma empresa têxtil e um prédio adjacente. Ao todo, a operação ocupou 130 profissionais da brigada contra incêndios. O veículo facilitou “um ataque mais eficaz ao fogo, evitando a necessidade de colocar quaisquer bombeiros em risco”, relatou em comunicado a oficial Margaret Stewart, do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
O automóvel, que é pilotado via controle remoto, possui motor sonoro de cinco cilindros e tração nas quatro rodas. Projetado pela companhia americana Howe and Howe Technologies, o Thermite RS3 possui um guincho de mais de 3 toneladas, capaz até mesmo de afastar do caminho um Chevrolet Suburban totalmente carregado.
O motor industrial a diesel, criado pela fabricante japonesa Yanmar, tem capacidade de 1,6 litros e três cilindros de água. Carrega ainda 36,8 cavalos de potência, permite 20 horas de autonomia e alcança uma velocidade máxima de cerca de 13 quilômetros por hora. O Thermite RS3, sai por um investimento de 278 mil dólares mais de R$ 1,5 milhões de reais. Informação do portal UOL.