A Universidade de Brasília -UnB anunciou que abrirá processos seletivos voltados a pessoas com 60 anos ou mais, para ingresso em cursos de graduação. A novidade, que está em fase de preparação, foi anunciada pela reitora, Márcia Abrahão, em reunião da Câmara de Diretos Humanos da instituição de ensino superior.
“O processo será uma redação. Já no primeiro semestre de 2024, vamos ter ingressos por meio dessa política”, revelou a reitora. “Para que as ações da política se concretizem, é preciso que a comunidade se engaje e colabore.” Outros detalhes serão divulgados em breve, com datas, números de vagas e cursos disponíveis. A iniciativa faz parte das ações institucionais para criação da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão na universidade.
Presidente da comissão de acompanhamento da Pespc, a professora da Faculdade de Comunicação, Elen Geraldes apresentou uma carta de intenções sobre a iniciativa. No documento, constam os compromissos dos oito decanatos da UnB para lançamento do Pespc. Nele, há três iniciativas propostas: criação de atividades, ações, projetos e programas para inclusão, valorização e respeito à dignidade das pessoas idosas; enfrentamento ao idadismo pessoal e institucional; e o envelhecer como direito.