Uma promessa feita na época de estudante de Medicina motivou o Neurocirurgião potiguar Anderson Matos a idealizar um projeto social que visa proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio de cirurgias gratuitas para pacientes acometidos pela Escoliose no RN. E foi assim que, em parceria com a Biomédica Camila Goulart, surgiu o ProEsco. Um projeto pioneiro que vai proporcionar para seis pessoas, entre crianças e adolescentes, a possibilidade de intervenção cirúrgica para a correção da Escoliose.
As cirurgias acontecerão nos próximos dias 4, 5 e 6 deste mês no Hospital Rio Grande, na capital potiguar, e vai contar com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de quatro estados: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Alagoas. Todas as seis pessoas contempladas com a cirurgia reparadora pelo ProEsco faziam parte da lista de espera do SUS no RN. Algumas delas estavam há anos na fila aguardando a oportunidade de realizar o procedimento.
“Os pacientes já foram avaliados e já temos a programação cirúrgica para que a melhor correção da escoliose seja alcançada durante esse mutirão. E tudo será realizado no Hospital Rio Grande, um hospital pioneiro no nosso Estado e um grande parceiro que abraçou nosso projeto”, destaca o médico Anderson Matos.
Para que o mutirão fosse viabilizado, o ProEsco contou com o suporte de profissionais e estabelecimentos parceiros para a realização dos procedimentos de pré-operatórios como nutricionista, psicólogos, clínica de cardiologia, fisioterapeuta, clínica de diagnóstico por imagem, clínica de reabilitação e laboratório.
Durante a realização das cirurgias, uma equipe multidisciplinar estará no local para dar suporte às famílias dos pacientes no momento dos procedimentos. O ProEsco é uma iniciativa filantrópica voltada para a realização de procedimentos corretivos e pela conscientização da Escoliose