Pela segunda vez consecutiva, o Rio Grande do Norte foi selecionado para uma edição nacional do Programa Futuras Cientistas. Mais uma vez, contará com o apoio da Universidade Potiguar, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, na realização da pesquisa, este ano intitulada “Utilização de Rejeitos Orgânicos para Tratamento de Águas Contaminadas”.
Em 2024, Anita Fernandes de Sampaio Barros, da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares -Areia Branca/RN, Evelyn Nóbrega Cozzolino, da Escola Estadual João Alencar de Medeiros -Ipueira/RN, Loize Soares da Silva, da Escola Estadual Professor Paulo Freire – Baía Formosa/RN e Maria Laura Ribeiro Gomes, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira de Carvalho -Macaíba/RN, foram selecionadas para atuarem sob a coordenação da professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP , Maria Aparecida Medeiros Maciel, que é a autora do estudo.
Com atividades remotas e presenciais, ao longo do período da pesquisa, que acontece neste mês de janeiro, as alunas aprenderão sobre águas potáveis e sustentabilidade, padrões de qualidade, contaminações químicas, contaminações microbiológicas, entre outros assuntos. “Estabelecer meios de uso para o consumo de água de abastecimento urbano é essencial à sustentabilidade da vida no planeta”, destaca a professora.
Com previsão de encerramento no dia 31 de janeiro deste ano, o Futuras Cientistas estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.