O Sistema FIERN iniciou a implantação de um Projeto de Transformação Digital. A ideia é assegurar a integral digitalização e otimização de procedimentos e processos de compras e pagamentos. O projeto foi apresentado, nessa terça-feira, pelos diretores primeiro tesoureiro, José Garcia da Nóbrega, e segundo tesoureiro, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, pela coordenadora executiva de Serviços Corporativos, Janaíze Revoredo Leite da Fonseca, e pelo consultor Leonardo Aguiar. O objetivo é aumentar a eficiência administrativa e eliminar o uso de papel nesses procedimentos.
“Iniciamos esse processo ao completarmos o primeiro ano em que estamos à frente da Tesouraria da FIERN”, disse José Nóbrega. “A finalidade é otimizar processos, eliminar papel e melhorar a qualidade de trabalho das pessoas que atuam nesta área”, acrescentou. Segundo ele, na medida em que as mudanças forem implementadas, será possível medir se o objetivo foi alcançado e em que proporção.
“O trabalho inicia com a sensibilização das pessoas, porque as mudanças são efetivas com quem as executa”, ressaltou Djalma Júnior, que também é presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Depois segue com as especificidades, ou seja, os ajustes, alterações ou substituições nos sistemas, redesenho de processos, customização e avaliação se o projeto está atendendo ao atingir as metas definidas”, observou.
Ele explicou que a transformação não vai ser um trabalho para implementação imediata. “Claro que não se trata de algo para um trabalho em curto prazo. Mas, sim, de médio e longo prazos, porque vai demandar terceiros, entre os quais empresas que prestam serviços que deverão se adequar a uma nova realidade”, explicou Djalma.