Projeto KDOG Brasil

No Outubro Rosa, data que visa conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, ganha destaque o KDOG Brasil, projeto que tem como objetivo treinar cachorros para que eles consigam detectar, por meio do olfato, se um paciente possui ou não câncer de mama.O projeto é realizado em parceria com a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, sediada na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, onde os cães são treinados por especialistas.

De acordo com Leandro Lopes, responsável técnico pelo KDOG Brasil, o método não necessita do contato entre animal e paciente e os resultados obtidos na França mostraram uma taxa de sucesso na detecção em cerca de 90% dos casos.

“Nosso foco é chegar até as populações mais carentes que não têm acesso a equipamentos como o mamógrafo e ajudar a reduzir o tempo médio de espera para diagnóstico da doença. O método funciona como uma triagem, porém o diagnóstico e o estágio da doença continuam sendo feitos através de avaliação clínica”, explica.

O método funciona por meio da chamada biodetecção. Os cães possuem aguçado sistema olfativo, e por meio do faro, conseguem identificar variações no suor dos pacientes, que determinam a presença do câncer de mama.

“Na prática, a mulher assina um termo e recebe um kit com sabonete neutro, duas compressas e um saquinho ziplock. Antes de dormir ela toma banho com o sabonete, se seca, coloca uma compressa em cada mama e coloca o sutiã. Ao acordar lava a mão com o sabonete, pega as compressas, coloca no saquinho e envia para a nossa sede. Lá, os materiais recebidos são depositados na pista de teste e então o cachorro entra no ambiente. Ao identificar um recipiente de alguém com câncer de mama, o cão para em frente a ele como forma de alerta”, revela Leandro.